Monday, June 20, 2011

Configurando mysql no home

Utilizando um cluster comunitário, muitas vezes, não queremos configurar um serviço centralizado em que todos os usuários da máquina possam ter acesso. Na maioria das vezes, é possível personalizar configurações para cada usuário, mas, no meu caso, prefiro instalar meus programas localmente no meu home. Só assim fico sossegada de que tudo estará nos "meus conformes".

Como instalar o mysql é uma tarefa um pouco recorrente no meu trabalho, vou postar aqui um how-to express para que eu nunca mais me esqueça de como fazê-lo. Nada que não esteja no arquivo INSTALL do mysql. Na minha instalação eu utilizei o mysql 5.5 em uma máquina com SO Ubuntu 2.6.32.27, 64 bits. Vamos aos passos.

Primeiro, copie o binário para o seu computador. No meu caso:

wget http://dev.mysql.com/get/Downloads/MySQL-5.5/mysql-5.5.12-linux2.6-x86_64.tar.gz/from/http://mirrors.ircam.fr/pub/mysql/

Descompacte:

tar -zxvf mysql-5.5.12-linux2.6-x86_64.tar.gz

Faça um link simbólico para o diretório criado:

ln -s mysql-5.5.12-linux2.6-x86_64 mysql

Entre no diretório mysql:

cd mysql

Altere as variáveis MYSQL e MYSQLDUMP do arquivo bin/mysqlaccess fazendo-as apontar para o seu diretório local.

Crie as tabelas de permissão do mysql:

scripts/mysql_install_db

Inicie o servidor de banco de dados:

bin/mysqld_safe &

Mysqld_safe é a maneira mais segura de se iniciar um servidor mysql. Ele faz, por exemplo, o servidor reiniciar quando um erro acontece e automaticamente registra a informação em tempo de execução a um arquivo de log.

Em algumas máquinas precisei instalar o pacote libaio1. O fiz de duas maneiras. Primeiro utilizando o apt-get, quando as máquinas não apresentavam conflitos. E depois utilizando o dpkg do debian em máquinas com conflito de pacotes (não quis forçar a instalação, pois isso poderia quebrar o ambiente de algum usuário do cluster).

No comments:

Post a Comment